18 março 2016

Mostra Gastronómica do Peixe do Rio

Os melhores pratos de peixe do rio voltaram a estar em destaque no último fim-de-semana da Mostra Gastronómica 2016 que terminou em ambiente de grande festa, com a oferta de um vasto conjunto de atividades culturais e desportivas.

O sábado começou com uma demonstração de pesca no Alqueva e a tarde foi dedicada à apresentação do documentário “Que a memória não se apague” sobre o contrabando no concelho e à forma como em tempos alguns arriscavam a travessia do rio para sustentar a respetiva família.

Antes deste documentário foram entregues os prémios de poesia popular, concurso sempre muito participado com o objetivo de preservar a sabedoria popular.

Para terminar o dia a animação esteve a cargo do Grupo de Trovadores do Redondo que se associaram também ao evento.

Já no domingo o dia começou bem cedo com o convívio piscatório e um passeio pedestre dedicado às ervas aromáticas. A tarde foi passada em ambiente de grande alegria e animação com a presença em direto do programa Portugal em Festa.

Paralelamente houve passeios a cavalo, recreação de uma taberna tradicional, jogos tradicionais e animação musical com a Tuna da Universidade Popular e a Banda de Música do Centro Cultural que mais uma vez encantaram quem os escutou e ajudaram a trazer boa disposição à festa que já se fazia.

A Presidente da Câmara Municipal considerou que os objetivos propostos na organização deste evento foram amplamente alcançados, já que para além dos restaurantes conseguiu dinamizar-se todo o comércio local, valorizar a nossa gastronomia, atrair inúmeros visitantes e promover e divulgar a diversidade e riqueza cultural, patrimonial e natural que este concelho tem.

Além do mais, não quis deixar de ressalvar que para que todo o evento tenha sido um sucesso muito se deve a quem se associou ao mesmo e colaborou com a Câmara, deixando um enorme agradecimento a todos os restaurantes e alojamentos aderentes, aos pescadores e cozinheiros que tanto contribuíram para que os sabores do rio chegassem às nossas mesas, aos grupos que animaram os visitantes, aos grupos hípicos que proporcionaram momentos agradáveis às crianças, dando a conhecer os seus projetos que vêm alargar o leque de atividades de que podemos usufruir durante todo o ano e a todos os envolvidos nesta Mostra Gastronómica e que de alguma forma contribuíram para o seu êxito, enriquecendo cada momento, contando desde já com o mesmo envolvimento, empenho e dedicação em edições futuras.

_MG_0827.JPG

_MG_0838.JPG