11 março 2016

Mostra Gastronómica do Peixe do Rio 2016

​A Mostra Gastronómica do Peixe do Rio começou em força no dia 5 de março, com os sabores tradicionais do peixe do rio a fazerem as delícias dos que se deslocaram ao castelo de Alandroal para o arranque deste evento que ao longo dos anos tem vindo a afirmar-se no panorama regional e nacional.

Os restaurantes A Chaminé, Pata Larga, O Mercado, Zé do Alto, Herdade dos Barros, O Central, Pirâmides de S. Pedro, Casa de Petisco O Choupal e o Bar do C.C.R. da Aldeia da Venda responderam ao apelo e ofereceram alguns pratos para degustação. A TUNA juntou-se à festa animando o primeiro dia de uma semana que se quer dedicada a esta iguaria.

À tarde realizou-se a inauguração da exposição de pintura da autoria de Francisco Vaz e teve lugar o Encontro de Saias Alentejanas, que vai já na sua terceira edição, com a participação dos grupos de Alandroal, Arronches, Campo Maior, Degolados, Orada e S. Vicente.

Já no domingo, o dia teve início com o passeio de BTT que contou com 50 participantes e à tarde decorreu a Oficina do Pão, da responsabilidade do Centro de Documentação do Pão, com oficina do pão e confeção segundo o método tradicional, seguida de um delicioso intercâmbio gastronómico entre o município de Alandroal e o Ayuntamiento de Cheles.

O Domingo terminou com animação musical a cargo do grupo de música popular da Boavista e com a atuação da Banda do Centro Cultural de Alandroal, que teve como momento alto a homenagem ao maestro António Alfaiate pelos 20 anos a dirigir a Banda.

Apesar do frio que se fez sentir, muitos alandroalenses juntaram-se à iniciativa aplaudindo, em forma de agradecimento, o trabalho que o homenageado desenvolveu com a nossa banda.

Em paralelo decorre a exposição de produtos regionais e artesanato, dentro do castelo, que pode ser visitada todos os dias das 14h00 às 19h00 e nos fins-de-semana durante todo o dia.

No dia 12 haverá ainda uma demonstração de pesca com passeios de barco gratuitos e também passeios a cavalo na zona envolvente ao castelo.

A Mostra termina no dia 13, com um convívio piscatório e um passeio pedestre, pela manhã. A tarde será destinada ao Programa Portugal em Festa, com transmissão em direto pela SIC, do castelo.

_MG_0030.JPG

_MG_0037.JPG