11 março 2015

Mostra Gastronómica arranca com cartaz de luxo

​Começou no passado sábado, dia 7 de março, a VI edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio com o objetivo de promover a gastronomia regional e trazer turistas ao Alandroal. Um certame composto por mais de duas dezenas de expositores onde o artesanato e os produtos regionais se fazem representar da melhor forma.

Ao longo do primeiro fim-de-semana foram centenas os visitantes que se deslocaram ao Alandroal e mais propriamente ao castelo, recinto escolhido para o evento, para participar nas atividades. Encontro de Saias, degustação de caldeta de peixe do rio e segredos da confeção do pão foram algumas das atividades mais participadas.

A sessão de abertura da Mostra Gastronómica aconteceu na manhã de sábado e contou com a presença da presidente da câmara, Mariana Chilra e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva. Pelas 11h30 teve lugar uma degustação gastronómica promovida pelos restaurantes aderentes onde os presentes foram convidados a degustar as delícias do Alandroal.

Durante a tarde de dia 7 foi inaugurada a exposição "Sobre Alentejo" de Felícia Trales, seguida do II Encontro de Cantares de Saias Alentejanas onde participaram o Grupo Trigueirão no Relheiro, Grupo Boavista de Portalegre, Grupo das Pedrinhas de Arronches, Grupo dos Trovadores de Redondo, Tocata do Rancho Folclórico da Orada, Tocata do Rancho Folclórico de Veiros e António Vestias, cantador de Saias de Veiros.

Domingo, o dia começou com o "I Passeio BTT Mostra Gastronómica do Peixe do Rio" e com o passeio pedestre por terras do contrabando.

Pelas 14h30 foi apresentado o documentário vídeo "O Pão" seguido de momento musical com o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, do poeta popular Manuel Geadas e dos Animadores Culturais João Godinho e Tonico Rações.

Às 15h30 decorreu o evento Segredos da Confeção do Pão Tradicional, da responsabilidade da Confraria do Pão, e confeção do peixe com o cozinheiro Manuel Martins.

Ao longo do certame, os expositores, localizados no castelo, podem ser visitados nos dias úteis entre as 10 horas e as 18 horas e ao fim-de-semana, entre as 10 horas e as 20 horas.

DSCF3352.JPG

DSCF3356.JPG