Matança do Porco

Foi com água na boca que se degustaram, no passado dia 30, na antiga escola primária de Casas Novas de Mares, tradicionais iguarias tais como molejas, rechina, sarrabulho, orelha e trompa de coentrada.

A Matança do Porco continua a organizar-se no concelho de Alandroal e este ano decorreu, como já vem sendo hábito, musgando o porco com tojos em cama de esteva. A acompanhar a carne de porco, o típico pão e um bom tinto ou branco alentejanos e a festa prolongou-se até ao anoitecer.

Numa organização da Câmara Municipal, em colaboração com a Associação de Caçadores de Casas Novas de Mares e a Junta de Freguesia de Santiago Maior, contou ainda com as atuações da Tuna da Escola Popular e o Trigueirão do Relheiro logo após o almoço.

Numa tradição que se quer bem viva, como forma de preservar e promover a identidade cultural do concelho, foram muitos os que ali se deslocaram para assistir à iniciativa e provar os sabores tão típicos do Alentejo.