21 julho 2017

Festival Terras do Endovélico 2017 - Recriação Celto/Romana

O Festival Terras de Endovélico 2017 foi animado nos dias 14 e 15 pela recriação histórica Celto/Romana, com momentos únicos de música, dança, divertimento e alegria, que ao mesmo tempo permitiram mostrar como viveram os nossos antepassados celtas e romanos. As crenças religiosas da época chegaram pela voz do grupo de teatro da Escola Popular Túlio Espanca com a peça "Endovelicus: uma história para um Deus".

Foram várias as atividades que entusiasmaram as crianças e os adultos durante dois dias no castelo do Alandroal, recriando o ambiente da época.

A recriação primou pelo rigor histórico e brilhou com a participação de dezenas de pessoas da terra que se empenharam no sucesso da iniciativa. Entre os participantes destacamos os grupos de teatro do concelho, a Associação Jovem do Alandroal, O Grupo da Escola de Música de Hortinhas, a Confraria dos Chícharos, a Cooperativa Mouro M'Fez com mostra das tradicionais artes de trabalhar o ferro e a madeira, e ainda artesãos de artes de tapeçaria e cestaria.

Também não faltaram os produtores locais que se vestiram a rigor para apresentarem os produtos tradicionais da terra como o mel, os queijos e as ervas aromáticas.

A gastronomia tradicional romana voltou a ser rainha no decorrer do certame com pratos de chícharos, beldroegas, favas, ovos e outras iguarias.

As crianças aprenderam brincando com os jogos tradicionais que foram recriados pelos serviços da Biblioteca, e com a escrita fenícia, trabalhos em xisto e ervas campestres trazidas pela Oficina da Criança.

A Câmara agradece a colaboração, participação e empenho de todos quantos se envolveram nas iniciativas.