06 maio 2016

EXPOSIÇÃO DOS FORAIS MANUELINOS DE ALANDROAL, TERENA E JUROMENHA

A comemoração do 5º Centenário dos forais de Terena, Juromenha e Alandroal impôs-se à Autarquia não só como um imperativo de natureza simbólica mas, sobretudo, como uma oportunidade de estudo, promoção e salvaguarda deste nosso património histórico identitário. Congregamos esforços que permitiram dignificar a memória histórica do nosso concelho sob o lema "um concelho, três forais". Além dos programas de animação e promoção que dinamizaram Terena, Juromenha e Alandroal, a iniciativa de maior expressão cultural foi a edição comentada dos três forais, de resto um desejo antigo de um ilustre filho da terra – o Dr. Luís Galhardas -, que desde a primeira hora integrou a comissão dos forais, impulsionou o processo e contribuiu para o sucesso do projeto editorial.

Nesta edição podemos perceber o trabalho exemplar de recolha e análise histórica e leitura paleográfica do Dr. Manuel Branco, que foi enriquecido pelo contributo da Drª Lina de Oliveira e do Laboratório Hércules e ainda a qualidade da coordenação gráfica e projeto editorial por parte do Dr. Francisco Bilou e Dr. Mão de Ferro, respetivamente.

Importante foi também o enorme contributo dado por todos os elementos da Comissão dos Forais que durante anos desenvolveram trabalho que permitiu dignificar e valorizar todas as iniciativas das comemorações dos Forais.

A todos um agradecimento muito especial da Câmara do Alandroal.

Para assinalar as comemorações dos Forais foi aberta ao público a exposição, no edifício dos Paços do Concelho, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 8H30 e as 16H30, até ao final do mês de Maio.