24 março 2017

Dia Nacional do Estudante

Hoje, dia 24 de Março, comemora-se o Dia Nacional do Estudante. A celebração deste dia pretende homenagear a luta do movimento estudantil nas décadas de 60 contra as dificuldades e obstáculos que conduziram à crise académica vivida em Portugal.

A celebração deste dia visou ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes na luta por um novo modelo de educação, nomeadamente o direito à educação, o direito à educação gratuita e o direito à educação para todos.

Hoje reconhecemos que o direito à educação é um direito basilar e que o estudante é um pilar da nossa sociedade. Assim sendo, os estudantes têm direito ao ensino de qualidade e com condições técnicas, humanas e pedagógicas dignas, nomeadamente equipamentos escolares que sejam adequados ao desenvolvimento de todas as suas capacidades.

Passados 55 anos sobre as lutas dos estudantes, lembramos que no edifício sede do Agrupamento de Escolas do Alandroal não existem condições para a prática do exercício físico nem segurança no exterior, uma vez que as obras da escola não foram concluídas.

Apesar das diligências feitas recentemente pela Câmara, pela Escola e dos apelos feitos por toda a comunidade escolar, o direito à prática do exercício físico e à segurança tem sido negados aos alunos do Agrupamento de Escolas do Alandroal.

Só para lembrar, a Câmara gostaria que neste dia o Ministério da Educação respondesse positivamente ao pedido que há quase um ano foi apresentado em conjunto com a Escola e Juntas de Freguesia do Concelho, e que conclusão da obra fosse uma prioridade.

Tal como gostaria que, em respeito pelos estudantes da nossa Escola, a Srª Secretária de Estado Adjunta da Educação tivesse à amabilidade de responder aos vários emails que foram enviados a pedir a concretização da visita que prometeu fazer às instalações escolares do concelho. Os nossos estudantes estão à espera!

Feliz dia para todos os estudantes