08 junho 2015

2º Encontro Nacional de Contos Indígenas

​ "Águas, penedos e fontes milagrosas, arquinhos, veigas e serranias, furnas, covas e bocas infernais, montes sagrados, mouras e cristãos, encantamentos e almas penadas…" foram os temas dos contos e lendas que as crianças de Alandroal, Vila Viçosa e cinco contadores de histórias profissionais que participaram no 2º Encontro Nacional de Contos Indígenas, proporcionaram à significativa assistência que os ouviu junto da Biblioteca Municipal, tendo como pano de fundo a emblemática muralha do Castelo de Alandroal. A lenda da Boa-Nova, de S. Bento, de Juromenha e da Azinheira do Peixe em Mina do Bugalho, foram algumas das estórias contadas pelos nossos pequenos contadores. No encontro existiram ainda dois workshops de narração oral, um debate entre investigadores e outros interessados no tema. Terminando numa visita ao enigmático sítio arqueológico da "Rocha da Mina".

A Iniciativa conjunta entre Museu Nacional de Arqueologia, Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e Câmara Municipal de Alandroal, decorreu entre o dia 5 e 6 de junho.

IMG_3319.JPG´

IMG_3366.JPG´